terça-feira, 29 de janeiro de 2013

BMW HP4 chega ao Brasil em fevereiro



Em 2009 a BMW lançou a superesportiva S 1000 RR, com muita potência e tecnologia, o modelo rapidamente se tornou a referência no segmento.  Recentemente, no segundo semestre de 2011, uma nova versão do modelo foi lançada, a BMW HP4, que em fevereiro se juntará ao time de motocicletas da marca alemã comercializadas no Brasil.
Essa nova superesportiva, derivada da linha HP - abreviação de “High Performance” ou alto desempenho em português – iniciou em 2005 com três modelos: HP2 Enduro, HP2 Megamoto e HP2 Sport. Porém, a HP4, como o próprio nome diz, é a única a ter quatro cilindros, embora seus diferenciais estejam muito além dos quatro “canecos”.
Ainda mais leve
A BMW HP4 está ainda mais leve que a versão tradicional. A BMW S 1000 RR tem 178 kg de peso seco, enquanto a nova versão possui apenas 169 kg de peso também sem fluídos, ou seja, nove quilos mais leve. Para conseguir atingir esse peso, os engenheiros da BMW optaram por utilizar diversas peças em fibra de carbono, como a mesa, que traz a inscrição HP4 e alguns itens da carenagem.
Reduzir o peso de uma motocicleta superesportiva é o mesmo que “tirar leite de pedra”, mas para conseguir os nove quilos a menos, a versão HP4 ainda recebeu um novo sistema de exaustão. Produzido em titânio, o sistema de escapamento Akrapovic contribuiu com uma redução de 4,5 kg, além de alterar a curva de torque e favorecer as médias rotações.
Diferenciais
Mais leve, a HP4 possui além dos itens já presentes na S 1000 RR, como controle de tração, controle de inclinação, módulo de pilotagem em quatro níveis (Rain, Sport, Race e Slick), quick shift (assistente para trocas rápidas de marcha), a nova versão também possui um Race ABS. O item de segurança já equipava a versão tradicional, mas agora foi aperfeiçoado e está ainda mais eficiente, assim como o controle de tração.
Outra novidade é o Dynamic Damping Control (DDC), um sistema de amortecedor eletrônico. A novidade é um item inédito em motocicletas de série, trata-se de um sistema totalmente inovador que verifica o pavimento e se ajusta automaticamente as condições da pista, o que favorece a pilotagem dentro ou fora de um autódromo.
O motor dessa verdadeira máquina das pistas, mantém a mesma receita utilizada na S 1000 RR: um quatro cilindros em linha de 999 cm3, refrigerado a líquido, com 193 cavalos de potência máxima a 13.000 rpm e 11,45 kgf.m de torque máximo a 9.750 rpm. Entretanto, o motor da HP4 tem mais “força” entre as faixas de 6.000 a 9.750 rpm. Além disso, não há redução de potência entre os modos Rain, Sport, Race e Slick, porém a entrega de potência é diferente em cada um deles.
Ainda Melhor
Se não bastasse todos esses diferenciais da versão HP4, a BMW ainda disponibiliza alguns acessórios para deixá-la ainda mais Racing, chamada de HP4 competition. Trata-se de um pacote de competição que conta com mais peças em carbono, pedaleiras e manetes especiais, rodas em alumínio com acabamento em azul metálico e adesivos diferenciados.
A BMW HP4 desembarca no país em meados de fevereiro, quando passará a ser comercializada. Entretanto, se o preço da S 1000 RR já era “salgado”, o preço da HP4 é uma salmoura. A versão de entrada da HP4 terá o preço público sugerido de R$ 85.600, já a versão Competition vai custar R$ 98.900. Mesmo assim, se a versão HP4 fizer o mesmo sucesso da S 1000 RR, vai ter fila de espera de compradores esperando por uma destas.


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