Ainda mais leve
Reduzir o peso de uma motocicleta superesportiva é o mesmo que “tirar leite de pedra”, mas para conseguir os nove quilos a menos, a versão HP4 ainda recebeu um novo sistema de exaustão. Produzido em titânio, o sistema de escapamento Akrapovic contribuiu com uma redução de 4,5 kg, além de alterar a curva de torque e favorecer as médias rotações.
Diferenciais
Mais leve, a HP4 possui além dos itens já presentes na S 1000 RR, como controle de tração, controle de inclinação, módulo de pilotagem em quatro níveis (Rain, Sport, Race e Slick), quick shift (assistente para trocas rápidas de marcha), a nova versão também possui um Race ABS. O item de segurança já equipava a versão tradicional, mas agora foi aperfeiçoado e está ainda mais eficiente, assim como o controle de tração.
Outra novidade é o Dynamic Damping Control (DDC), um sistema de amortecedor eletrônico. A novidade é um item inédito em motocicletas de série, trata-se de um sistema totalmente inovador que verifica o pavimento e se ajusta automaticamente as condições da pista, o que favorece a pilotagem dentro ou fora de um autódromo.
O motor dessa verdadeira máquina das pistas, mantém a mesma receita utilizada na S 1000 RR: um quatro cilindros em linha de 999 cm3, refrigerado a líquido, com 193 cavalos de potência máxima a 13.000 rpm e 11,45 kgf.m de torque máximo a 9.750 rpm. Entretanto, o motor da HP4 tem mais “força” entre as faixas de 6.000 a 9.750 rpm. Além disso, não há redução de potência entre os modos Rain, Sport, Race e Slick, porém a entrega de potência é diferente em cada um deles.
Ainda Melhor
Se não bastasse todos esses diferenciais da versão HP4, a BMW ainda disponibiliza alguns acessórios para deixá-la ainda mais Racing, chamada de HP4 competition. Trata-se de um pacote de competição que conta com mais peças em carbono, pedaleiras e manetes especiais, rodas em alumínio com acabamento em azul metálico e adesivos diferenciados.
A BMW HP4 desembarca no país em meados de fevereiro, quando passará a ser comercializada. Entretanto, se o preço da S 1000 RR já era “salgado”, o preço da HP4 é uma salmoura. A versão de entrada da HP4 terá o preço público sugerido de R$ 85.600, já a versão Competition vai custar R$ 98.900. Mesmo assim, se a versão HP4 fizer o mesmo sucesso da S 1000 RR, vai ter fila de espera de compradores esperando por uma destas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário